Unidade 4
atividade 7 conceitos- curriculos e TIC
Cursista: Liliane Silva Mendes-Lontra
Formadora: Francismar Pereira Lopes
município de Lontra - MG
Currículo diz respeito ao conjunto de decisões educativas para a escola. O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre de forma explicita ou tácita, uma resposta às perguntas: O que ensinar, como e porque? Falar em currículo pressupõe pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos. As concepções curriculares variam em função dos distintos valores educativos que lhes dão vida, deve pensar também que a medida que ele diz respeito as decisões educativas para a escola, acha-se mediado por problemas institucionais, por conseguinte reflete sempre as circunstancias históricas e sociais sob as quais foi pensada. Em fim ele não nasce para ser formulado e sim para ser realizado, de modo ou de outro. E não se pode pensar em currículo hoje sem a TIC, pois sua intenção é abrir janelas para o mundo atual, articulando o uso de várias tecnologias, tanto instrumentais quanto intelectuais no contexto educacional. As tecnologias em geral vem ampliar o potencial humano, seja físico ou intelectual. Quando empregada com fim educacional amplia as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender.
Todos reconhecem o papel fundamental das instituições escolares no desenvolvimento intelectual afetivo e social do indivíduo. Assim em sociedade de base de tecnologias com mudanças contínuas e ritmo acelerado, não é possível ignorar as alterações que a TIC provoca na forma como as pessoas veem e apreendem o mundo, nem desprezar o potencial pedagógico que tais tecnologias apresentam quando incorporadas à educação. As transformações necessárias para qualificar a educação são complexa, abrangendo a reestruturação dos currículos, a formação adequada de professores e a inserção de diversas TIC desde de bons materiais didáticos impressos de televisão e vídeo até computadores conectados a internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário