segunda-feira, 25 de abril de 2011

Atividade 1.4

Atividade 1.4
Tema: A utilização das tecnologias na escola
Subtema: Tecnologias existentes na escola

Gestão de tecnologias na escola

Segundo Maria Elizabeth, as palavras gestão e tecnologia possuem múltiplos significados e que esses varias conforme o contexto em que se insere. A autora, além de conceituar essas palavras, adverte que o uso da tecnologia ao mesmo tempo em que enriquece o ser humano, favorecem novas conquistas e geram evolução, a libertação e a transformação da sociedade. Também podem provocar a subjugação da humanidade e ameaçar o ecossistema, por isso é fundamental que ao utilizá-las, o ser humano revele sua forma de ver e interpretar o mundo e se posicionar diante dele como “sujeito” e não como mero objeto.
A gestão de tecnologias na escola implica compreender e articular duas concepções essenciais a esse processo: gestão e tecnologias, cuja conexão se viabiliza nas práticas escolares com o uso das tecnologias. O gestor educacional deve ser aquele que apoia movimentos de mudança na escola e percebe nos recursos tecnológicos oportunidades que a escola possa se desenvolver. É através desse apoio que busca criar condições para a utilização de novas tecnologias nas práticas escolares, de forma a redimensionar seus espaços, tempos e modos de aprender, ensinar, dialogar e lidar com o conhecimento.
Para que os recursos tecnológicos seja de fato utilizados nas escolas de forma significativa é fundamental que todos os segmentos da escola como o gestor, professores e demais funcionários se envolvam com esses recursos, para que assim os alunos percebam e notem a importância e a utilidade dessas tecnologias, despertando assim o interesse próprio.
Maria Elizabeth afirma que: “É evidente que o profissional não domina as tecnologias existentes na escola, nem compreende as possíveis contribuições destas ao seu fazer profissional, tende a rejeitá-las e não as coloca à disposição da comunidade para construção coletiva de significados e sentidos no âmbito de seu contexto”.
A incorporação das tecnologias nas atividades da escola envolve diversos aspectos da gestão como: registrar, organizar, recuperar e atualizar as informações, produzir estratégias de comunicação e participação. Dessa forma, é indispensável que o gestor esteja realmente envolvido com o processo das TIC, dando abertura ao novo, aceitação ao uso, incorporando as TIC e tendo prazer ao utilizá-las em suas prática. Percebe-se que é necessário intensificar nas escolas o uso das TIC, com o envolvimento dos professores de todos os níveis, através de uma política explícita de apoio e com intensificação da produção e circulação e uso das tecnologias, onde realmente todos usufruam dessa nova era, não só por necessidade, mas por prazer. Assim estaremos transformando escolas, professores e alunos em “animados produtores de conhecimentos e culturas e não em meros consumidores de informações”.

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