segunda-feira, 25 de abril de 2011

Atividade 1.7

O trabalho com projetos.
Através de uma pesquisa feita na escola, pode-se notar que professores estão buscando trabalhar através de projetos, pois segundo eles os alunos procuram informa-se e sendo assim há mais aprendizagem. A propósito desta pesquisa é conhecer a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria com a prática.

Pesquisa feita com professores da referida escola acima:

1ª Pergunta:

Você é um professor pesquisador? Se sim qual é a vantagem de ser pesquisador para você?

Professor 1 Eu acredito que sou, pois tento buscar tudo de inovador para trabalhar com meus alunos. E faço isso através do trabalho com projetos porque induz os alunos a pesquisar para obter mais informações.

Professor 2 Sim, pois procuro me manter informado sobre tudo que acontece no mundo, e com essas informações planejo as minhas aulas de maneira prazerosa fazendo com que o aluno busque junto comigo. Sendo assim a minha aula se torna enriquecedora, pois trocamos experiências.

Professor 3 Sou na medida do possível, procuro está sempre inovando minha metodologia e trabalho muito com projetos, mas nem sempre tenho disponível material ou mesmo recursos para engrandecer minha aula. Faço o que posso sendo assim meus alunos entende que estamos em um momento de inovação.

2ª Pergunta:

Você desenvolve seu trabalho através de projetos? Você acha enriquecedor esse trabalho para o aluno?

Professor 1 Sim, sempre trabalho com projetos que chama a atenção dos meus alunos fazendo com que eles pesquisem para juntos debatermos o assunto abordado, tornando a minha aula dinâmica e com muitas informações preciosas.

Professor 2 Trabalho sim, porque o trabalho com projeto é norteador e rende muito mais. E para os alunos é também um engrandecimento no sentido da aprendizagem através de novos meios tecnológicos.

Professor 3 Sim, desenvolvi vários projetos e percebo que é mais significativo na vida dos alunos, pois é uma troca de informação que enriquece a vida de todos nós.


3ª Pergunta:

Ao chegar com projetos em sala de aula qual a reação de seus alunos?

Professor 1 Os meus alunos sempre gostam, pois fazem com que eles percebem e desenvolvam criatividade que tem.

Professor 2 A maioria deles gostam , pois segundo eles é o momento de todos contribuírem com o que sabem.

Professor 3 Meus alunos aceitam numa boa, porque acreditam que seja para o bem deles.

4ª Pergunta:

Na sua escola tem recursos suficientes para desenvolver seus projetos?

Professor 1 Sim.

Professor 2 Tem.

Professor 3 Na maioria das vezes.


5ª Pergunta:

Você busca desenvolver projeto interdisciplinar na sua escola? Você tem o apoio dos colegas, serviço pedagógico e direção?

Professor 1 Sempre. Tenho ajuda de todos, pois os mesmo envolvem com empenho desenvolvendo as atividades proposta a cada um.

Professor 2 Sim.

Professor 3 Busco desenvolver projetos que chamem atenção de todos, sendo assim tenho a ajuda necessária.


Conclusão da pesquisa
Ao analisar a pesquisa feita nota-se que o trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Isso porque o professor se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos. E para o aluno é gratificante que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa.
Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.
Percebe-se que o trabalho com projeto além de privilegiar os conteúdos curriculares, o trabalho com projetos ainda pode possibilitar o desenvolvimento de várias habilidades e competências. E isso é fundamental nos dias de hoje para que o cidadão integre-se plenamente na sociedade, preparando-se para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário