Atividade 1.6
Vídeo: O Uso dos Recursos Tecnológicos na Prática Pedagógica
O vídeo retrata uma nova era também no interior da escola. A era da oportunidade e com ele, a necessidade de intensificar o uso das tecnologias na prática pedagógica.
Há um leque de recursos muito grande, que o governo vem disponibilizando às escolas, dando oportunidade ao educador desenvolver um trabalho produtivo e prazeroso.
Nesse sentido é fundamental que toda a comunidade escolar esteja atenta às novas mudanças, e incorpore-as dentro da escola.
Pude observar no vídeo alguns recursos que podem tornar as aulas muito mais significativas. Os quais propõe o desenvolvimento da capacidade de expressão e da boa comunicação dentro da sala de aula. Como por exemplo: a máquina fotográfica, o computador, DVD utilizados para pesquisas, registros, apresentação de documentários, oportuniza ao aluno conhecer outras formas de registro, de selecionar, discutir, criar e desenvolver uma cultura compartilhada de informações e conhecimento.
Percebe-se também no vídeo uma importância muito grande da leitura. A pesquisa à biblioteca e ao laboratório, favorece ao aluno o acesso a uma fonte de conhecimento extensa, existente nos livros, jornais, revistas, internet. E através do trabalho como estes, segue o da interpretação, análise e opinião, onde o aluno possa fazer uma conexão da teoria com a prática, através da apresentação por exemplo de um noticiário, reportagem, seminários, usando recursos como o microfone, som, câmera, data show etc.
A televisão e o vídeo, DVD, também foram recursos mostrados no vídeo e que se bem usados pela escola pode favorecer muito a prática educacional, proporcionando a reflexão e o debate de alguns temas importantes na vida, relacionado a valores, ética e outros, possibilitando ao grupo e desenvolvimento das habilidades de argumentar, escutar opiniões e compreender as ideias dos colegas e agir de maneira sadia com seus pares.
Enfim, percebe-se uma intensidade de recursos. O que precisa é um envolvimento maior de toda a equipe escolar. Mais entusiasmo e vontade de inserir na sua prática não uma rotina de conteúdos, mas uma prática efetiva, onde professor e aluno ensina e aprende ao mesmo tempo e o incentivo ao uso de recursos tecnológicos faça parte do cotidiano escolar e favoreça ao aluno um ensino-aprendizagem de forma produtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário