quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quem sou como professor e aprendiz.


Atividade 3.1
Cursista: Liliane Silva Mendes-Lontra
Formadora: Francismar Pereira Lopes

Reviver a minha prática e refletir sobre quem sou como educadora e aprendiz é perceber principalmente diante desse emaranhado de novas tecnologias, o quanto ainda preciso aprender para desempenhar bem o meu trabalho nesse universo educacional tão exigente e cheio de desafios a serem superados por nós educadores para darmos conta de desenvolvermos um ensino de qualidade. É perceber o quanto o mundo está transformado e o quanto essas transformações invadem a escola e dela exige novos posicionamentos a atitudes.
Sempre estive disposta às mudanças. Procuro sempre através de minha prática pedagógica despertar nos alunos a curiosidade para analisar, compreender a realidade em que vivem e melhorar como ser humano, atentando não só para o currículo, mas para a dimensão humanista da educação.
Ouvir os alunos, a partir do conhecimento prévio dos mesmos, dar importância às suas vivências são pontos fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem. E o bom professor não pode deixar de exercitá-los na sua prática.
Proporcionar a interação, a discussão entre os pares, incentivar a boa convivência, o pensamento crítico e consequentemente uma aprendizagem efetiva, se já era necessário, agora diante da nova cultura da aprendizagem e das várias tecnologias da informação, a necessidade é ainda maior de me aperfeiçoar e desenvolver novas competências que até então não faziam parte do meu cotidiano educativo. Como por exemplo o sistema de informática nas escolas.
Diante disso, preciso me preparar para preparar os meus alunos aos novos sistemas culturais da informação e da aprendizagem. Eles precisam ter acesso a informação, socializar suas ideias com criticidade e segurança. Para isso é preciso aprender continuamente para compreender a nova realidade e fazer faces as demandas exigidas pela nova sociedade, a sociedade da informação.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
POZO, J. I. A Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento.
E-mail: nacho.pozo@uam.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário